Leilão

Eu tenho uma amiga viciada em leilões. Sim, leilões. A casa dela, brincamos, é quase um museu, cheia de móveis antigos e (originalmente) caros, arrematados nos leilões da vida, nos quais ela se especializou. Da mesa de jantar chiquérrima, passando por mil quadros e aparelhos de jantar, quase tudo na casa dela veio de leilões. Se bobear, até o marido ela conseguiu assim. 😛

Eis que um dia, falando dessa sua paixão durante um jantar, ela instigou meu namorado a conhecer o funcionamento de um leilão. Deu as dicas, os endereços e, conhecendo o lado colecionador dele de taças e copos, acendeu a chama do interesse do dito cujo pelo “evento”. Foi assim que numa noite chuvosa e feia de terça-feira estávamos num casarão de Laranjeiras, brincando de leilão. E, digo desde já, a brincadeira é pra gente grande!

A coisa toda é bem simples, na verdade. Antes do leilão em si, são disponibilizados os items que serão leiloados em catálogos e no site da casa na internet. Você dá uma olhada e, se houver interesse por algo, pode até conferir ao vivo antes do negócio realmente começar. Pode-se, inclusive, fazer lances antecipados, pela internet ou pedir para ser contatado, durante o leilão, pelo telefone, e acompanhar a disputa dessa forma.

Quando o leilão começa de verdade é bem divertido. Todos sentados e os items vão sendo disputados, lote a lote. Alguns tem lances mínimos estabelecidos; em alguns casos, os lances são livres. E, por mais surreal que possa parecer, há disputas que são realmente emocionantes. Pelo que pude perceber, algumas pessoas levam a parada pro campo pessoal e os lances viram uma verdadeira guerra entre duas pessoas, em determinados momentos. Por exemplo, vi uma (vou chamar de) luminária de teto, cujo lance mínimo era de R$ 180 ser arrematada por uma senhora que pagou R$ 2.400 por ela, depois de uma disputa de lance a lance de R$ 10 até chegar no absurdo valor final. E, juro, ela ficou toda felizinha com a aquisição. #Medo

Para uns, o leilão é quase uma reunião social. Perto de nós, um grupo de senhores conversava animadamente, gargalhando (e atrapalhando), comendo e bebendo, como se estivessem na sala da própria casa. Porque sim, enquanto o leilão está rolando, ficam uns garçons circulando pelo salão, servindo salgadinhos (deliciosos, experimentei!) e bebidas (uisque, água e refrigerante). Para os pão duros (e caras de pau) de plantão, eis uma chance de comer e beber de graça.

No final, a noite acabou sendo divertida e proveitosa para o namorado e minha amiga. Ele arrematou dois lotes de taças e copos diversos (por um preço ótimo, segundo ele) pelo lance mínimo, sem nenhuma disputa emocionante, já que, pelo visto, só ele queria os itens. Já minha amiga levou um carrinho de chá que ela estava de olho, feliz da vida depois de ganhar uma disputa que foi aumentando e me enervando a cada lance.

Vale a experiência e, se você se interessou, minha amiga já detalhou todo o processo para novatos interessados em leilão aqui e aqui. É só conferir e esperar o martelo ser batido!

Eu vou fazer um leilão,
Quem da mais pelo meu coração?
Me ajude voltar a viver,
Eu prefiro que seja você
Leilão (César Menotti & Fabiano)

11 Responses to Leilão

  1. Claudia disse:

    E aí, amore, as taças chegaram inteiras?

  2. Foxx disse:

    césar menotti e fabiano?!?

  3. Daniel Braga disse:

    Hey… que show! Deve ser divertido mesmo, eu adoro!

    césar menotti e fabiano?!? [2]

    ~> Até a próxima, querido.

    *DB*

  4. Acho que, pra quem frequenta, tem esse lado de dizer que arrematou determinada peça em leilão. É um verdadeiro prazer e tem um lado social como você pode perceberr muito rico e divertido!

    Beijos meu lindo, adoro você

  5. Cara Comum disse:

    Nem curto leilões… falta de paciência… talvez pq eu detesto competição… quando tem alguém competindo comigo, eu perco de propósito pra acabar com a graça da competição… rs

    abraços!!!

  6. Lú - RJ disse:

    A disputa deve ser bem interessante mesmo. hehe!

  7. in.Constante disse:

    Ah, eu fui a um logo que cheguei ao Rio, levado por um amigo, mas não tinha nada interessante. E eu fui só pra conhecer… achei legal, mas nada demais. Mas bom saber que o namorado se deu bem =D

    Xêro!

  8. SAM disse:

    Deixo a maioria de vocês meus leitores um mimo de agradecimento por me suportar nessas 500 mensagens.
    Você foi uns dos citados, e espero que goste!
    Desculpe pela mensagem genérica, mas haja dedo pra linkar mais de 50 pessoas né?

    Grande beijo.
    S.A.M O CLOSE
    e
    S.A.M Eterno Garoto

  9. Lobo disse:

    Minha relação com leilões é justamente a inversa.

    Geralmente sou eu que saio leiloando as minhas coisas hahaha

Deixe um comentário

