Metáfora

mascara

“Diga, quem você é, me diga
Me fale sobre a sua estrada
Me conte sobre a sua vida
Tira a máscara que cobre o seu rosto
Se mostre e eu descubro se eu gosto
Do seu verdadeiro, jeito de ser…”
Máscara (Pitty)

Abri o velho baú há muito não utilizado e olhei para tudo aquilo que há tanto não via. Revirei os velhos pertences e achei o que procurava, o que  necessitava para o momento: a máscara.
Ela era perfeita: um meio sorriso cínico que dava um ar de simpatia e que provavelmente evitaria as insuportáveis perguntas que não aguento mais responder. Afinal, a cada ‘como você tá, tudo bem?‘ que ouço, tenho vontade de gritar e dizer que não, não estou bem, que sei que vai passar, mas que não quero ficar pensando nisso.
Parei na frente do espelho e coloquei a máscara. Imediatamente me senti uma nova pessoa. A máscara surtiu efeito até para mim. Eu estava ali, sorrindo, feliz, tudo estava bem. O bom e velho Autor, bem humorado, divertido, relaxado, estava de volta.
A vida continuava, traumas superados.
E se por debaixo da máscara as coisas não são bem assim, ah, isso não importa! A gente é a imagem que a gente vende.
Essa máscara é realmente muito boa… Não importa se por baixo dela estou vertendo lágrimas; com ela, todos vêem apenas o sorriso.
Um sorriso torto, cínico. Um sorriso falso.
Afinal, a vida nem sempre é o que parece. E de porrada em porrada a gente aprende. Ou finge aprender.

44 Responses to Metáfora

  1. Daniel disse:

    Às vezes é preciso usar máscaras, mas também é preciso coragem para tirá-las, vez ou outra, para não nos esquecermos de quem somos.

    Beijo amigo.
    Força na peruca rs.

  2. Edu disse:

    E quantos uniformes ainda vou usar? E quantas fases feitas vão me explicar? Será que um dia a gente vai se encontrar quando os soldados tiram a farda pra brincar?

  3. DO disse:

    Este “finge aprender” é o maximo,Autor. Tenho que reconhecer que é muito frequente.

    Abraços!

  4. Tathiana disse:

    Pelo menos ainda tem a esperança do “tudo passa”. E espero que passe logo e que, em breve, haja nos seus dias motivos para que seu sorriso se torne expressão real dos seus sentimentos.
    Bjs.
    PS: não sou muito boa com essas máscaras. Quer dizer, sei usá-las, mas acho que dão muito trabalho. Por isso tenho tentado me importar menos com o que as pessoas acham ou vão achar…

  5. Mabe disse:

    Amigo…imagino como vc esteja.
    Se precisar, sabe onde me encontrar…
    Beijos

  6. Daniel disse:

    Tem um texto que escrevi pra um blog já esquecido meu, me lembrei dele quando li seu texto.

    “Quando criança aprendi que era errado mentir.
    Mas o tempo me mostrou o contrário. Mentir era questão de sobrevivência.
    Representar era questão de sobrevivência.
    Assim a vida seguia, as pessoas criavam seus personagens, precisavam ser o profissional ideal, a amante perfeita, o bom filho.
    Assim também cresci e aprendi que para ser um só era necessário ser muitos.
    Porém, hoje já não sei quem sou.
    Hoje me perdi dentro das personagens que criei.

    Eu sou Daniel, homem e também garoto. Imortal e também mortal.
    Apenas mais um personagem da vida real.”

    To chorando rsr. acho que to ouvindo demais música emo rsrs

    Beijo querido.

  7. Pinguim disse:

    Por vezes tento, amigo Autor, pôr essa máscara, mas não consigo; como não me revejo por baixo dela, não a consigo suportar…
    Beijo.

  8. Quantas vezes escrevi sobre máscaras e quantas ainda vou escrever…

    Máscaras são úteis e muito necessárias…

    Beijocas

  9. g.boy disse:

    a vida definitivamente naum eh o q parece…

    masa gente aprende sim, sofre, mas aprende!

    =)

  10. Tanta Coisa! disse:

    E quando quiz tirar a máscara, já não pôde, eis que lhe havia grudado na face”. Bj! Saudade

  11. Mr. T disse:

    Mascaras aliviam, mas não curam…

  12. Mauri Boffil disse:

    Mascaras são boas… Eu tb não sou nada do que aparento ser.
    Ta melhor do resfriado?
    Abração

  13. Syn disse:

    Máscaras podem ser excelentes amigo Autor. São como analésicos: nos fazem esquecer que estamos com dor e que temos um motivo pra essa dor… Mas é importante que vc nunca esqueça a pessoa de caráter que está atrás da máscara, tá?

    Abração, e te cuida!
    Bjo!

  14. Lah disse:

    Acho que com esse post eu entendi porque ignorou meu scrap, mas eu só queria saber se a garganta tinha melhorado =S
    beijos

  15. Du disse:

    .a vida oferece ferramentas diversas para sobreviver às adversidades….

    .abraço

  16. elis disse:

    … a vida nem sempre é o que parece….
    e não e mesmo a cada dia sabemos disso.. em torno das nossas mascaras….. gosto muito daqui xeroo!

  17. Lis disse:

    Fico na dúvida se vale a pena usar máscaras!! As vezes ela funciona outras vezes a verdade é melhor…
    Chega um periodo que a gente para de chorar,lamentar e fica apenas aquela tristeza no olhar…Mas sempre tem alguém q pergunta: E aí como vc está? E ele? Tá fazendo o que? Arranjou outra? Liga pra vc? Essas coisas…Tenho q confessar q eu já fui uma das q faziam estas benditas perguntas…Chegou um dia q eu passei por isto e chegou um momento que cansei de ouvir as mesmas perguntas e exigi: Não me pergunte dele. Não me dê noticia dele, não quero saber…Não toque no nome dele pra mim…Funcionou.Pararam…
    Se deixei a sensação de que estava sendo dificil pra mim? Estava.E daí? Porque eu n podia ficar chateada?
    Triste? Arrasada? Há tempo pra tudo nesta vida,inclusive para chorar!! Então meu amigo vc sabe que eu te amo não é?Manda este povo para aquele lugar!!! E faça o que lhe der vontade!! Que ficar de mau humor? Fica.Triste? Fica.Quer chutar o pau da barraca? Por favor me convide…Porque vc tem q ser perfeito? Relaxado,bem humorado?
    Não.Não.Definitivamente Não.Seja vc,mesmo que isto doa pra caramba!! E se certa pessoa precisar ouvir umas verdades : DIGA!!
    Bjusssssssssss e eu te amo!!
    P.S: Não me mande pra aquele lugar!! hahahahaha

  18. Foxx disse:

    vamos apanhando e seguindo em frente

  19. Sabe de uma coisa? Não tem ninguém aí fora sem máscara…

    Sem falar nos que tiram uma para revelar outra.

  20. Daniel Savio disse:

    Aff, fico um tempo se visitar a galera e do nada vejo que está usando um mascara…

    Mas espero que isto mude.

    Fique com Deus, menino Autor.
    Um abraço.

  21. Fábio Nunes disse:

    Pois é…por isso que eu acho que os únicos que realmente nos conhecem são o banheiro (onde podemos se nós mesmos sem que ninguém incomode, onde podemos ser ridículos com ou sem máscara, onde encaramos a face oculta no espelho e reconhecemos e onde ajeitamos a máscara antes de sair), e o travesseiro (onde choramos refugiados das nossas dores e dificuldades, trancados no nosso mundinho até quea cabeça abra e tenhamos uma nova coragem para sair novamente)…
    Espero não ter piorado o seu humor…rsrs…

    Abraços!

  22. acho que no fundo todos usamos e apenas tiramos para as pessoas que mais amamos
    ou não
    nunca sei e acho que não saberei responder

    de volta blogosfera
    saudades
    beijos
    saúde e paz

  23. Paulo disse:

    Fala, meu querido!

    De volta aos blogs amigos depois de um tempinho afastado! Mas o que foi que aconteceu para precisar dessa máscara?? Depois me conta…

    E acredite, todos usamos nossas máscaras de vez em quando… Não tem como escapar!

    beijão!

  24. Ana disse:

    Penso que estamos muito longe de sermos a imagem que vendemos… talvez sejamos afinal o que os outros e nós próprios nunca chegamos a apreender, tal é a velocidade de transformação em que o nosso SER se realiza!

  25. Luan disse:

    on and on and on the beat goes.

    nao pode desistir, e aprender com essas revelacoes.

    bração!

  26. Simples disse:

    Às vezes vou atrás de uma máscara dessas, mas nem sempre encontro.
    É bom encarar as coisas de vez em quando, porém temos que arrancar forças do último fio de cabelo.
    Abraços

  27. Rodrigo disse:

    Realmente, sempre passa… porque chega uma hora que a máscara se incorpora a nós.

  28. Tom disse:

    Rapaz, onde é que eu arranjo essa máscara?

  29. S.A.M disse:

    Poxa to com saudade sabia? 😦

    Não posso mais entrar no msn de dia, por isso não nos falamos mais 😦

    Espero que nos vejamos ai pelos “!emiéssiene” da vida… bj

  30. Lelli Ramz disse:

    Oi.. tenho dois textos para t recomendar.. Domingo das Máscaras http://lelliramz.blogspot.com/2009/07/domingo-das-mascaras.html

    e Casu Esmo http://lelliramz.blogspot.com/2008/09/casu-esmo.html

    Nesta sucessão de máscaras!

    bjinhsu, máscaras e acasos

    LElli

  31. dany disse:

    A minha máscara não funciona quando estou sozinha, ela não tem me mostrado nenhum sorrizo quando me olho no espelho.

    O defeito está nela ou em mim?

  32. DO disse:

    Tudo bem por ai,Autor??

    Estou convidando os amigos blogueiros para me ajudar na participação e divulgação de uma postagem coletiva no próximo dia 10 de agosto.

    Os detalhes estão lá no meu blog.

    Posso contar contigo??

    Abração!!

  33. Daniel Savio disse:

    E ai menino Autor, como está esta força, tudo tranquilo?

    Fique com Deus, menino Autor.
    Um abraço.

  34. DO disse:

    Espero que esteja tudo bem por ai,Autor.

    Abração!!

  35. J.M. disse:

    Oi, como vai você? Indiquei você para participar de um MeMe no meu blog. Passa lá e dá uma conferida. Se gostar, participa, certo? Abração.

  36. M. disse:

    Vamos atualizar essa bagaça ???

  37. Alzenor disse:

    Algumas vezes temos que usar máscara para superar pequenas dificuldades,as vezes temos que sorrir quando alguem tentam nos humilhar,mas, se seu sorriso for verdadeiro,cai a máscara do agressor.Antes do sorriso tem que mostrar com muita umildade que você é inteligente, que você sobe o que diz.A máscara serve em alguns momento,mas sempre seja você mesmo.

  38. Tom disse:

    Rapaz, cadê tu, hein?
    Aparece!

  39. Tom disse:

    MENEEEENO, bora atualizar, bora?

  40. DO disse:

    AUTOR

    Vim te convidar pra comigo comemorar mais um aniversário do “Ramses”.

    Tem novidade por lá.

    Abraços!!

  41. Daniel Savio disse:

    E menino autor, por onde anda?

    Fique com Deus, menino.
    Um abraço.

  42. k disse:

    Qta poeira por aqui!!
    Hora de postar!

  43. Pinguim disse:

    Que bom apareceres de novo, mesmo sem nova postagem, mas renovado…
    Abraço.

Deixe um comentário

