Entre Pai e Filho

paiefilho“Por que que a gente espirra?
Por que as unhas crescem?
Por que o sangue corre?
Por que que a gente morre?”
Oito Anos (Paula Toller)


-Pai?

-Oi. O que foi, meu filho?
-O que você acha da união civil entre homossexuais?
-Como é que é???
-União civil entre homossexuais, pai. Casamento com direito a herança, divisão de bens e tudo o mais, entre pessoas do mesmo sexo.
-Bem, é… É… Eu diria que… Ah, bem… Eu acho que não tenho uma opinião formada sobre esse assunto, meu filho. Eu precisaria me inteirar um pouco mais para daí sim, formar uma opinião baseada em algo sobre o qual eu tenha conhecimento.
-Hum… Entendo. Na verdade eu também ainda não sei o que pensar sobre isso. Por isso te perguntei, sabe? Pra poder ter um referencial e daí moldar a minha opinião.
-Entendo sim, meu filho…
– …
– …
-Mas e sobre a clonagem?
-O que tem a clonagem, Denis?
-Gostaria de saber o que o você pensa a respeito, ué…
-O que penso a respeito da clonagem? Oras, eu creio que a clonagem vai contra as regras da natureza. Sou meio careta pra esse tipo de assunto…
-Mas assim você está tendo uma visão tacanha, pai. Pense na clonagem, não do ponto de vista ético e sim do ponto de vista científico. Quando me refiro à clonagem não estou falando da clonagem de seres humanos, e sim da clonagem de órgãos, que podem ser muito úteis no tratamento de doentes que precisam de transplantes e que muitas vezes não tem condições de entrar numa ‘fila de espera’ até que consigam um…
-Denis, o que você anda lendo???
-Nada demais papai. Apenas o de sempre: jonais, revistas, navego na internet…
-Ah, sim… Jornais, revistas, internet…
-Claro, pai. Num mundo globalizado como o nosso a informação é essencial. E não vale apenas a cultura acadêmica. Cultura geral é imprescindível nessa selva que é o mundo de hoje!
– …
-Meus amores, vamos almoçar? A mesa já está pronta.
-Ôbaaaaa!!! Mamãe, eu tava morrendo de fome! 
-Que isso, Denis. Não seja exagerado. Mas não se esqueça de lavar as mãos antes de ir pra mesa… Vá agora, que seu pai e eu te esperamos…
-Sim, mamãe!



-Flávia, estou boquiaberto com nosso filho.
-Por quê, Rafael? O que aconteceu?
-Ele me fez umas perguntas absolutamente precoces agorinha a pouco… 
-Meu amor, as crianças crescem…
-Claro que crescem… Mas ele tem 11 anos! Cadê as perguntas do tipo ‘de onde vem os bebês?’, ‘por quê a gente morre?’, e semelhantes???
-São esses dias de hoje, meu amor… Mas deixa isso pra lá e vamos almoçar.
-Vamos sim… Mas antes, me diga se você é a favor ou contra a união civil entre homossexuais.
-O quê???

Pequeno conto pra diversificar as coisas por aqui.
Grande abraço e excelente semana pré-carnaval para todos!
E continuo aqui também!

24 Responses to Entre Pai e Filho

  1. Daniel Savio disse:

    Hum, cada geração se prepara para responder as perguntar que fizeram na infancia, mas esqueceram que a infancia anda cada vez mais precose…

    Fique com Deus, menino Autor.
    Um abraço.

  2. Mauri disse:

    Minha afilhada com 5 anos ja fala coisas que me diexam de boca aberta…

  3. eh, as crianças naum saum as mesmas e isso jah eh dsd a minha epoca d criança

    ngm tava interessado d ond vinham os bebs

    td mundo via novela
    a moda agora eh a internet
    xx

  4. Mr. T disse:

    A filha de uma amiga minha outro dia perguntou pra ela sobre o fim do mundo. Minha amiga não soube responder, ela então disse:

    – Ah, mamãe, o fim do mundo vai ser quando todo mundo morrer, pq dai não vai ter ninguém vivo e o mundo murcha… Mas isso vai demorar, vc eu ainda sou bem nova, e até eu morrer vai demorar muito ainda…

    Idade? 4 aninhos…

  5. Adorei o conto
    aos 11 anos as crianças dão um banho em muitos adultos

    abração

  6. Smaily Prado disse:

    Conto muito bom! Bom pra eu me preparar para as perguntas que virão, pois minha filha tem 2 meses só, então ainda tenho tempo de formar opinião sobre várias coisas até que ela comece a perguntar! hehehehehe

  7. DO disse:

    Eu nem ouso perguntar isto pro meu pai. Talvez o fizesse “acordar” pra algumas coisas,rss

    Boa semana!!

  8. Lú - RJ disse:

    Meus primos de menos de 10 anos saem com algumas perguntas que deixam tds de cabelo em pé. Elas sabem mais do que nós!

    Bjs!

  9. Maravilhoso!
    E é exatamente isso que a informação faz com as crianças de hoje. Acho sim que a informação é importante, mas tudo na sua devida hora, não deveria ele estar lendo turma da Monica?

  10. FOXX disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    eu adorei!

  11. Luan disse:

    eu admito que nao saberia 100% como me comportar com as crianças aqui de casa. bjao.

  12. Tathiana disse:

    Boa! kkkkkkk
    Tem meme procê.
    Bjs.

  13. Du disse:

    .é. a cada geração, os tempos diminuem. a informação corre rápida. os pequenos questionam o que questionamos quando adolescentes. os adolescentes vivem aventuras nossas de adultos. e assim por diante….

    .e numa situação dessas, honestidade e didática…rs

    .abraço

  14. just a boy disse:

    gostei do final
    hahahha
    minha mae nao passou por isso
    eu lia mais do que conversava com ela
    uhauahauha
    abraços

  15. Paul disse:

    Morri de rir com o “conterrâneo”!!
    e essas crianças hj são tão precoces q não duvido q isso aconteça não…

  16. Fernando disse:

    Sabe que, mesmo sendo ficção, respostas dadas por um pai ou uma mãe num momento em que são feitas perguntas como essas, podem guiar bastante o futuro homofóbico (ou não), religioso (ou não), de um guri como o Denis. O problema é os pais realmente saberem o que responder de sopetão. Nem sempre a resposta vai ser satisfatória. Pro momento e pro futuro dele…

  17. Os filhos ensinam muito aos pais… Resta ele conseguir interagir com o filho e não impor conceitos caducos… rs

    Beijocas

  18. Lis disse:

    Hoje o conhecimento está na nossa sala e as crianças tem acesso a tantas informações que não podemos mais nos esquivar de nos interagir com elas…Dez anos atrás era com 15,18 anos que as pessoas estavam começando a vida sexual,hoje vemos uma criança de 13 anos sendo pai…A relação pais e filhos está mudando e cabe a nós nos prepararmos para sermos melhores pais…não basta colocar no mundo.Enfim,já falei muito rsrsrs bjus e até mais

  19. Black Angel disse:

    Conheci o blog, e simplesmente me apaixonei pelo modo como escreve… e sobre o post, ou acompanhamos a modernidade ou ficamos alienados… e as crianças crescem, e os adultos amadurecem.

  20. Gay Alpha disse:

    Hahaha!!! ótimo!!! essas crianças… tão precoces!!! abraços!! saudades de conversar contigo!

  21. Éllerson disse:

    Fico me perguntando até que ponto é saudável que nossas crianças deixem de ser inocentes de forma tão precoce…
    Eu bem me lembro que quando era criança todos diziam que eu era precoce, sempre a frente das outras… mas isso porque eu tinha noção de como pintar meus desenhos, aprendi a ler antes das outras, não chupei mamadeira nem chupeta…
    Hoje em dia elas já sabem o que é sexo… e até como evitar uma gravidez…
    Ainda bem que não pretendo ter filhos… pra não ter q responder perguntas desse tipo, hehehehe

    Abraços meu querido amigo

    Éllerson

  22. Búfalo disse:

    É uma situação nova, mas não dá para generalizar. É bom ter maior acesso ao conhecimento, mas depende sobre qual tipo. Não é simpleste um, mas vários.

    É um choque de cultura entre duas gerações. Algo normal.

    Abraço do Búfalo,
    http://naoserouser.wordpress.com/

  23. Juliany disse:

    Oi Autor, obrigada pela visita ao blog. Volte sempre!

    Vou continuar dando um confere aqui no seu espaço…

    Bjo

Deixe um comentário

