Felicidade

feliz2A felicidade é como a pluma 
Que o vento vai levando pelo ar 
Voa tão leve, mas tem a vida breve 
Precisa que haja vento sem parar… 
A felicidade é como a gota de orvalho
Numa pétala de flor brilha tranquila
Depois, de leve oscila

E cai como uma lágrima de amor…”

A Felicidade (Elis Regina)

O que é a felicidade?

Uma vida estável, dinheiro no bolso, realização profissional?

Um amor pra toda vida, um porto seguro, alguém em quem confiar?

Mil bocas pra beijar? Um pôr-do-sol? Um abraço apertado?

Outro dia, num papo com um amigo que vejo pouco, mas de quem gosto muito, ele disse pra mim:

 

-Autor, como você está calmo… Digo mais, você está feliz…

 

E parei pra pensar nisso que ele falou.

Eu ando mais feliz realmente. Não tenho tido grandes preocupações, minha vida tá seguindo de forma coerente, meu namoro anda às mil maravilhas, as oportunidades profissionais estão aparecendo e eu não estou mais tão estressado como era antigamente. Até meu tom de voz está um pouco mais baixo e minha postura menos radical.

Na verdade, isso acontece pois deixei de procurar a felicidade absoluta e passei a realmente dar valor às pequenas coisas da vida. Pode parecer clichê ou coisa de livro de auto ajuda, mas pra mim tem funcionado.

Ninguém é totalmente feliz. O que temos são momentos de felicidade, que logo dão lugar a momentos nem tão felizes para que logo em seguida, outros momentos felizes tenham espaço. Ciclos, como tudo na vida.

O que tenho procurado fazer é aproveitar o que é bom e a não me desesperar com o que não é. Colocando realmente o lado Pollyana em modo on.

Porque a vida é tão curta. Pra quê sermos tão megalomaníacos procurando uma coisa que é irreal e cuja busca apenas nos frustra?

Sábio foi Drummond ao dizer que a dor é inevitável; o sofrimento, opcional.

Minha escolha?

Continuar nesse processo de aprendizado, vivendo cada dia, colhendo a felicidade.

Isso tem feito bem.

Pra mim. E pros outros.

22 Responses to Felicidade

  1. K disse:

    Drummond, definitivamente, sábio
    E nada melhor do que essa sensação que vc está vivendo! Só tende a melhorar!

  2. pinguim disse:

    Fiquei a pensar tanto na frase de Drummond: “A dor é inevitável; o sofrimento opcional”.
    Tem muito a ver com a minha situação actual.
    Abração.

  3. Rafael Morello disse:

    Oi querido! Num momento onde não estou (ainda) onde quero profissionalmente, terminei recentemnete uma história que me parecia promissora, fico pensando: o que me faz feliz? Perceber que estou crescendo, que sou mais eu mesmo do que antes e acima de tudo, as pessoas, amigos que posso dizer que amo, com quem partilho minhas alegrias e dores. Isto me faz feliz. Passar aqui no blog, ler-te, te achar on line no MSN, também faz parte das minhas pequenas e preciosas felicidades. Bj

  4. eu estou feliz também por isso
    pelas pequenas coisas que no final se tornam grandes
    e fico feliz que você esteja assim
    te adoro
    abração

  5. FOXX disse:

    pra mim felicidade é viver kda momento como se fosse único

  6. Mabe disse:

    Muito bem meu amigo….fico feliz por vc.
    Beijos

  7. Crazy Bitch disse:

    Olá! Deixe um meme pra você no meu blog! Abraço!

  8. loba disse:

    (quem é vivo sempre aparece: olha eu aqui!!!)
    Meu querido Autor!
    Pra começar, devo reconhecer mais uma vez: sou fã deste seu jeitinho de escrever.
    Hoje digo além: concordo ipisis litteris com sua descoberta da felicidade. E com Drummond. Felicidade é feita de momentos e se os deixamos passar, seremos eternos insatisfeitos!
    Um beijo do tamanhão da minha saudade, viu?

  9. Lis disse:

    Olá,

    Sempre leio seu blog,mas nunca comentei…não me pergunte porque rsrsrs.Adoro seus textos,dou risadas com eles,fico pensativa,romântica…Vc escreve muito bem!!Por sinal,o seu blog foi um dos q me inspiraram a voltar a escrever…Com relação a seu post,estou percebendo isto agora em 2009,que a vida é curta e que aproveitar cada momento é que vale a pena.Bjus…

  10. DO disse:

    Lição importante a ser aprendida por muitos e que não é facil. Passam a vida toda sem conseguir.
    Parabens!!

  11. Cecília disse:

    Que maravilha!!!
    Muito bom começar a semana lendo uma coisa assim…
    mas o segredo é realmente este: deixar de procurar a felicidade absoluta e dar valor às pequenas coisas da vida.

    Tenha uma ótima semana!
    Bjs

  12. esses dias tenho falado bastante em felicidade…

    o q eh essa coisa, o conceito
    enfim

    td mundo me diz isso
    parar d procurar a felicidade e ser feliz comigo proprio

    e a palavra megalomaníaco combina cmg perfeitamente
    eu luto contra isso, mas eh uma luta longa…

    xx

  13. Gay Alpha disse:

    A felicidade sempre parece que mora ao lado… mas não… está aí, bem na nossa frente… só falta instinto e um pouquinho de vontade de complicar menos as coisas… hehehe!!! Abraços!

  14. misterangel disse:

    felicidade???
    humpf
    não me atrevo a falar sobre esses assuntos… muito constrangedor…

    with love

    mister angel.

  15. Mr. T disse:

    Drummond vai me fazer refletir hoje…

  16. Paulo disse:

    Mas olha, você também tem um lado Pollyana! Já falei sobre o meu lado várias vezes também, hehehe!

    É difícil definir o que é felicidade. Às vezes coisas tão pequenas e banais podem nos trazer tanta alegria!

  17. Dai disse:

    Nossos conceitos de felicidade são tao diferentes…As pessoas tem várias opiniões..
    Mas ando muito felizinha também, posto coisas mais lindinhas do meu blog e até layout novo eu coloquei..
    Espero que essas nossas felicidades durem bastante…
    Muitos beijinhos..

    A colocaçao da música da Elis ficou uma COISA de boa!

  18. Fernando disse:

    Eu tenho receio de falar de felicidade. Acho que ela está sempre atrás de mim. Ou na frente demais. Tá sempre perto e comigo, mas não em mim. Sei bem como é não.
    Mas que bom que você encontrou a sua fórmula, amigo. Divide com quem quiser, e deixa guardado sempre num cofre pra caso um dia esqueça como essas tais coisas simples podem te fazer bem. Adorei o texto…como sempre!

  19. Daniel Savio disse:

    Eu te entendo, pois pensamos que a felicidade se encerra dentro das grandes coisas e não das pequenas coisas da vida…

    Mas o modo “Pollyana ON” foi meio forçado, pois daqui a pouco vai cantar “meus dedinhos” o pessoal vai te dar um coça…

    Hua, kkk, ha, ha, brincadeira com um fundo de verdade e maldade.

    Fique com Deus, menino Autor.
    Um abraço.

  20. Sieger disse:

    “o sofrimento é opcional”… sempre acreditei nessa máxima

  21. Caraca! To procurando a felicidade nas pequenas coisas e nem assim to “zen”… ahahah

    Tem alguma coisa errada comigo… ahahah

    Beijocas, querido, que vc continue melhorando!

  22. Ana Valle disse:

    É isso aí!Agora vc já pode saber porque ,só de ler alguma coisa bem escrita eu já me sinto tão bem!
    Muito mais fácil levar pequenas alegrias do que carregar uma grande felicidade!
    E, de grão em grão, vamos vivendo uma felicidade tricotada,real, malha feita de tudo que a vida pode nos dar!
    Kisses,

Deixe um comentário

