Mentiras

“(Lies!) Living in a fantasy
(Lies!) Don’t even know reality
(Lies!) When you start talking, I start walking
(Lies! Lies! Lies!)
Don’t even wanna know the truth
(Lies!) The devil has his eye on you, girl
When you start talking, I start walking
(Lies! Lies! Lies!)”
Lies (McFly)
Evebody lies!
Essa é uma frase sempre presente na boca de Gregory House, o famoso médico do seriado House.
Sei que ele é amargurado com a vida e mal humorado, mas tenho de concordar com ele.
Todo mundo mente.
Sempre.
Intencionalmente ou não, sempre mentimos.
Mentimos para nos proteger, mentimos para conseguir algo, mentimos para não magoar alguém. Simplesmente, mentimos.
E não estou dizendo isso por algum motivo específico. Mas sim pelo fato de ter me pego pensando sobre como mentimos a todo o momento.
Também não estou entrando no mérito de se é certo ou errado mentir e em quais circunstâncias isso seria ‘aceitável’.
Afinal, que atire a primeira pedra quem nunca contou uma mentira bem intencionada.
Certa vez um conhecido me disse que tinha reavaliado sua vida e que não mentia mais. Que tinha abolido a mentira de sua vida e que não mentia nunca. Eu desconfiei na hora! Duvidei e pude ver que ele mesmo não conseguia seguir seu modelo de vida. Um dia ele estava puto da vida com algo que não me lembro e passou alguém e disse: ‘-Tudo bem, André?’. A resposta dele? ‘-Tudo ótimo e com você?’.
Mentira! Se ele realmente tivesse abolido a mentira de sua vida teria se transformado numa espécie de super-sincero e, até mesmo naquela ocasião, teria dito que a estava tudo uma merda. O que não foi o que ele fez, claro! Na verdade, ele mentia para si mesmo ao dizer que não mentiria mais.
E quantas vezes não mentimos para nós mesmos?
Fazemos de conta que tudo está bem ou que uma hora vai melhorar. Fingimos que tudo é perfeito e que o nosso mundo de faz de conta é o ideal. Mentimos.
Certo? Errado?
Questões que não quero discutir.
Apenas acordei pensando nas mentiras que contamos e ouvimos todos os dias.
Algumas vezes até mesmo preferimos as mentiras, afinal, como bem disse Cazuza: “Mentiras sinceras me interessam…”.
Até que essas mentiras se voltam contra nós.
Ou então quando somos obrigados a encarar a verdade de frente.
Porque, acredite, não dá pra fugir e mentir a vida toda!
Uma hora a verdade aparece e é esfregada na nossa cara.
Sem dó nem piedade.

12 Responses to Mentiras

  1. FAbi disse:

    Eu minto e muito… mas digo que prefiro que me contem uma dura verdade há uma doce mentira.
    As vezes mentimos pra nos preserver e pra preservar outro. Talvez não seja o correto pois como vc disse a verdade sempre aparece e é esfragada na nossa cara.
    É um tema muito polêmico esse, mas acredito que a mentira esteja grudadinha em nós, vamos nos aperfeiçoando em contar e acabamos por nos acostumar.
    Pra não mentir eu as vezes omito………..

    beijocas
    Adorei a citação do House, eu gosto dele, por mais amargo q ele pareça, ele é autêntico, não faz questão de agradar ninguém

  2. FOXX disse:

    ai que coisa complexa
    consigo pensar nisso a essa hora naum
    o almoço tá perto… a fome chegando…
    naum…

    kkkkkkkkkkk

  3. jarbas disse:

    …não gosto de mentira, mas minto.

  4. Fernando disse:

    Antes de tudo, Gregory House é ídolo. Inspiração para todo sempre.

    Quanto às mentiras. Ah, necessárias. Mas diminui o ritmo. Teve uma época que fui um mentiroso intenso, nem eu sabia mais as histórias que eu contava. Mas a gente vai aprendendo aos poucos…

  5. voce veio polemico hoje, amigo. mas verdadeiros sobre as mentiras. quem nunca mentiu? mesmo que pra proteger quem amamos? no meu trabalho, vivo uma mentira. chego cheio de sorrisos e agrados, enquanto na cozinha est’a um INFERNO para que a nossa atuação fora dela seja uma linda farsa! Ah ah ah ah

  6. é uma verdade: todos mentimos. a vida é um grande teatro e consegue viver melhor quem melhor souber atuar? não sei. ou teremos que deixar de atuar para sermos meros espectadores? são questões difícieis de responder como você disse mas viver uma mentira ou até mesmo dentro de uma verdade não é possível. como eu falei em um post passado: sinceridade é uma qualidade e um defeito pra mim.

    beijos meu amigo que adoro demais e isso, você sabe, é uma verdade!

  7. Mabe disse:

    Estamos filosóficos hoje, hein meu amigo?????

    Pensamentos avulsos que voam e retornam a nossa mente…melhor colocar para fora mesmo.
    Saudades dos nossos papos cabeça…..sumido….hehe.

    Bjs meu lindo.

  8. K disse:

    parto do princípio que quem diz “eu não minto” é o primeiro a mentir. existem estudos científicos que comprovam que todos mentem, e, se não me engano, existe até uma média de mentiras que contamos por dia.

    e não precisa nem abrir a boca. um sorriso pode ser uma baita mentira!

  9. Uillow disse:

    Na verdade mentimos quando a verdade nos faz mal, em qualquer sentido. Ninguém quer nenhum tipo de mal pra si mesmo, né? É como vc disse, “auto-proteção”.

    Saudade docê ow!

    Abraaaço!

  10. Tathiana disse:

    Concordo: mentimos e ouvimos mentiras todo tempo. Mentiras sociais, mentiras bem-intencionadas, mentiras mal intencionadas, mentiras pequenas, mentiras grandes.
    Até lembrei do filme com jim Carrey: “o mentiroso”. Ninguém consegue ser 100% sincero o tempo inteiro.
    Bjs.

  11. Tanta Coisa! disse:

    A gente se acostuma a pensar a vida nos termos verdade x mentira, amor x ódio, luz x trevas… mas há tantas nuances entre os extremos!! Lembrei agora do Pilatos: “O que é a verdade?” De qualquer modo, acho que nas coisas mais importantes, especialmente quando envolve outras pessoas é bom buscar a verdade sempre. Bjão e se cuida querido.

  12. DO disse:

    Semana passada meu ex me procurou no msn. Fazia quase 3 anos que não nos falavamos. Entre o papo furado,ele diz que aprendeu a viver uma “nova vida”,sem mentiras. Que o ajudei muito nisto.

    O papo continua solto ,e ele com outro namorado desde então,reforçando suas novas “qualidades”. Uma coisa me disse: procure-o no bate-papo do UOL.
    Pois é,lá estava ele. Traindo como sempre.
    As mentiras estão mesmo no sangue. Muitas até no dna.

    Abração!!

Deixe um comentário

