Pílulas Culturais

“A gente não quer só comida

A gente quer bebida,

Diversão, balé

A gente não quer só comida

A gente quer a vida

Como a vida quer…”

Comida (Titãs)

 

-Tanto li falando bem de Alice, o novo seriado nacional da HBO que resolvi ir atrás do primeiro episódio pra ver qual era a da história.

Confesso que o fiz sem grandes pretensões pois não sou lá muito fã de seriado nacional.

Me surpreendi. E foi positivamente.

Sabe quando termina um episódio e você está satisfeito com o que viu? Com vontade de ver como continua? Fiquei com essa sensação ao final do primeiro episódio de Alice.

Acredito que todo mundo já tenha lido algo sobre a história, mas vale dizer que Alice é uma jovem de 25 anos que vive em Palmas, capital do Tocantins. Tem sua vida toda planejada, com casamento marcado e toda a perspectiva que uma pessoa do interior do interior pode ter. Até que seu pai, com quem ela nunca teve muito contato, se suicida e Alice vai parar em São Paulo e sua vida dá um giro de 180º.

Nesse episódio chamado ‘Pela Toca do Coelho’ vemos tudo que uma série boa tem de ter: interpretações consistentes (a Alice da atriz Andréa Horta é maravilhosa), bom roteiro, fotografia. Tudo se casa perfeitinho na tela.

E ao final do episódio ficamos com um gostinho de ‘quero mais’, doidos para acompanhar as aventuras de Alice nesse país das maravilhas que é São Paulo.

 

-Ainda no início das férias assisti a uma peça muito boa no teatro João Caetano, no centro do Rio.

Já havia lido resenhas sobre o espetáculo, mas não imaginava que assisti-lo fosse uma experiência tão interessante.

Estou falando de Renato Russo – A Peça.

O espetáculo é um musical e conta, claro, a história do líder da Legião Urbana de forma cronológica, desde seus 15 anos até sua morte.

Destaque total para o ator Bruce Gomlevsky que não interpreta Renato Russo. Ele o encarna.

O musical é delicioso e um prato cheio para os fãs de Renato e da Legião Urbana. Eu, pelo menos, cantei quase todas as músicas acompanhando o ator no palco e a banda Arte Profana, que toca ao vivo e faz as vezes da Legião.

Claro que, como não poderia deixar de ser, é uma peça triste. Mas vale cada centavo pago pelo ingresso e eu recomendo.

 

-Dois filmes nacionais vistos e uma dúvida: por que as histórias nacionais sempre tem de ser tão trágicas?

Era uma vez… e Linha de Passe, respectivamente de Breno Silveira e de Walter Salles & Daniela Thomas me causaram uma sensação de desconforto.

Ok, são bons filmes exatamente por isso, afinal ir ao cinema é também uma forma de se fazer questionamentos.

Era uma vez… é um Romeu & Julieta moderno passado no Rio, uma história de amor entre um favelado e uma patricinha da zona sul. Estão todos os clichês na tela, mas isso não incomoda, já que a direção de Breno Silveira, vindo do estrondoso sucesso de Dois Filhos de Francisco, é segura e competente. Mas do meio do filme pra lá eu já sabia que viria merda no final. E me perguntei, ao subir dos créditos: era realmente necessário um final tão… cruel?

Linha de Passe se desenrola na periferia de São Paulo e acompanha a rotina de uma família composta de uma mãe e seus 4 filhos, cada um aparentemente de um pai. Uma desgraceira sem fim que termina exatamente como começou, sem dar respostas ou insinuar desfechos. O expectador que monte seu final.

No geral, bons filmes nacionais. Bons e trágicos.

 

Voltamos em breve com a programação normal.

Bom meio de semana a todos!

Anúncios

12 Responses to Pílulas Culturais

  1. ta todo mundo falando de Alice
    não vi Renato Russo – a peça
    quero ver “Linha de Passe” e imaginei que “era uma vez” seria trágico mas não sei porque todo o filme nacional sempre tem que acabar em em babado, tiroteio. confusão e correria!

    beijos

  2. Fernando disse:

    Tá beeeem cultural, hein? Ainda teve “Mamma Mia”, né? Dizem que quem assiste, sai do cinema cantando ABBA o dia inteiro. Verdade?

    Cara, tô doido pra assistir ALICE. Assim que der, vou dar uma conferida. Bem lembrado.

  3. Mabe disse:

    Lindo….pega um selo para seu blog lá no meu.

    Bjs

  4. Tathiana disse:

    Ah, eu quero ver a peça do Renato Russo. Fica em cartaz até qd? Em que teatro tá passando?
    Beijos.

  5. fiquei com vontade de ver, mas nao sei onde eu acho que baixar. Buááááá. Eu quero me dar a chance de apreciar um produto nacional, como eu já apreciei Os Normais, um dia!

  6. DO disse:

    Tbem gostei muito do filme ERA UMA VEZ.
    Mas,como já disse la no RAMSES,a chei o final forte demais. Alias,até meio non sense…

    Abração!!

  7. SAM disse:

    Então, ela retrata um pouco do que é esse mundo chamado São Paulo, isso é muito foda!

    Tentarei assistir também!

    Ve se aparece, no msn ok?

    Beijo!

  8. Daniel Savio disse:

    Hum, boas dicas de filmes, vou tentar ver…

    Acho que a sua vida na rede se normalizou, então bem vindo de volta.

    Fica com Deus menino.
    Um abraço.

  9. FAbi disse:

    Por isso q tem amo (mesmo vc tendo me trocado, affffff, bico)
    Mas te amo pq com vc posso conversar sobre papos sérios, sobre cultura, sobre amores e desamores, sobre piadas toscas, ou seja, sobre tudo…

  10. qto à Alice… confesso que agora EU estou CURIOSO e vou procurar assistir tb. hehe
    Qdo à peça.. mais uma vez fico com vontade não morar no Rio ou em Sampa pra poder prestigiar a artes como essas.
    Qto ao cinema nacional.. nem é tão triste assim, a único reclamção que tenho do cinema nacional, é a fissura já insuportável do apego a época da Ditadura Militar..
    huaau.. gostei dos tópicos.
    abços meu caro.

  11. Tanta coisa! disse:

    Uau.. isto que é um menino atualizado! A última coisa que vi no cinema (fora os vários do Festival do Rio) foi Mamma Mia! E é claro que fiquei cantando Dancing Queen o dia inteiro (coisa mais boyola.. tsc…tsc..rs) Bjs

  12. Alone disse:

    Nossa quanta novidade perae, c vai fazer e ver tudo isso! rs
    Adorei .. desculpa o sumiço ando meio por aí ! Sdds daqui !

    e ae td bem? Respondendo não faço adm ma sim Gestão Financeira
    fiz 6 meses de AMD ODIEI X 2 !

    Abç

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: